EDIÇÃO ATUAL

V.1 (2016) 

I Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu.
_______________________________________________________________________

_____________________________________

Sumário - Unidades Escolares (U.E)

UE 01 - EE João Moretti
UE 02 - EE Ana Mesquita Laurini
UE 03 - EE Eugênia Ferrarezi Nunes
UE 04 - EE Heládio Correa Laurini Monsenhor
UE 05 - EE Lucídio Motta Navarro
UE 06 - EE Vitório Togni Capitão
UE 07 - EE Antônio Berreta Prof.
UE 08 - EE Cesário Motta Dr.
UE 09 - EE Benê Teixeira F. A. G. Prof.ª
UE 10 - EE João Antônio Motta Navarro Prof.
UE 11 - EE Pery Guarany Blackman Prof.
UE 12 - EE Regente Feijó
UE 13 - EE Rogério L. Toccheton Prof.
UE 14 - EE Maria Ap. F. Leite Prof.ª UE 15 - EE Seckler Monsenhor
UE 16 - EE Joseano Costa Pinto Prof.
UE 17 - EE Leonor F. da Silva Prof.ª
UE 18 - EE Maria de L. M. Costela Prof.ª
UE 19 - EE Maria Nazarena Correa Irmã
UE 20 - EE Mirinha Tonello
UE 21 - EE Otília de Paula Leite Prof.ª
UE 22 - EE Tancredo do Amaral
________________________________________________________________________
                            
                         Artigos

  UE 01 - EE João Moretti


Título: Bicicleta Geradora de Energia com Dínamo

      Modalidade: banner e experimento.
     Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Hugo Damasceno de Sousa 3ª Série do Ensino Médio
Gabriel Gomes Machado Santana 3ª Série do Ensino Médio

Professor orientador:
Cláudio Renato Amadio Guerrero

Resumo:
O trabalho tem por finalidade auxiliar pessoas que necessitam de energia elétrica e utilizam a bicicleta como meio de locomoção, para iluminação ou para carregar e manter a carga de celulares , gps e tablets na execução de seu trabalho e lazer, uma energia limpa e sustentável.                       

_____________________________________________________________________________________________________________________________

UE 02 EE Ana Mesquita Laurini


Título: A Tecnologia dentro da sala de aula usando a RV
(Realidade Virtual)

      Modalidade: PPT projetado.
      Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Victor Vinicius Basso do Nascimento 
Hebert Santos Pereira  

Professor orientador:
  Raphel Sena


Resumo:
O Objetivo de trazer a RV (Realidade Virtual) para dentro das salas de aula é mostrar que a tecnologia pode melhorar a educação, facilitando o entendimento dos alunos acerca de qualquer assunto.
______________________________________________________________________________________________________________________________

UE 03 – EE Eugênia Ferrarezi Nunes

Título: “Aproveitamento Integral dos Alimentos” 

                                                                                                      Modalidade: Banner.
                                                                                                      Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Franciele Caroline Rodrigues dos Santos 2º série A
Leticia de Aquino Pereira dos Santos 2º série A

Professor orientador: Priscila Vitalino Bezerra
Resumo:
Ao analisar quais partes dos alimentos são descartadas para seus preparo e pesquisar sobre as propriedades nutritivas dos mesmos, identificamos a necessidade de aproveitar cascas, sementes e talos devido ao seu alto valor nutricional. Através da busca por receitas para utilização das partes dos alimentos que antes eram descartadas, execução e degustação de diversas receitas, mostramos que é possível prevenir o desperdício na escola e em casa.

___________________________________________________________

Título: “Produção de Sabão Sustentável”


                                                                       Modalidade: Banner. 
                                                                                Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Keila Oliveira Donegal 2º série B
Felipe de Souza Martins 2º série B

Professor orientador:
Luciana Maria de Mattos Siqueira
   
Resumo:
O descarte do óleo de cozinha na rede de esgoto pode provocar impactos ambientais relevantes como: diminuição da aeração da água e proliferação de bactérias. Diante de tais impactos a turma buscou soluções para reutilização do óleo de cozinha. A solução sustentável e rentável encontrada pela turma foi a produção de sabão sustentável tendo como matéria prima principal o óleo de cozinha. Além de ser uma alternativa sustentável para destinação do óleo de cozinha o projeto em questão trata-se de um projeto com relevância social, pois, além de conscientizar a turma sobre os impactos causados pelo descarte de óleo na água trata-se de uma alternativa para geração de renda através da venda do sabão sustentável.

__________________________________________________________

UE 04 EE Heládio Correa Laurini Monsenhor


Título: Conhecimento empírico aplicado à ciência (ou submetido ao processo científico)”

Modalidade: PPT auto explicativo.
Apresentação: oral, visual e demonstração de produtos.

Alunos:
Louhany Bomfim de Jesus -  9 º ano A 
Michele Pereira da Silva – 9ano B 

Professor orientador:
Raquel Helena Barbosa Defendi 

Resumo:
O objetivo do projeto, é mostrar a aplicabilidade do uso de produtos naturais em situações diversas do cotidiano, que vão desde de uso domésticos e remédios caseiros  até o uso estético.
Além de destacar o baixo custo dos mesmos em relação aos produtos industrializados. Promover a manipulação de produtos que não agridam  o meio ambiente, não ofendam a saúde, sejam de baixo custo e tenham eficácia para uso

______________________________________________________________________________________________________________________________

UE 05 EE Lucídio Motta Navarro


Título: Casa Automatizada

Modalidade: Banner, PPT auto explicativo e maquete.
Apresentação: ora e visual.
Alunos:
Rodrigo S. Bernardes 3ª série A
Wallace Ap. Felizardo Ferreira 3ª série B

Professor orientador:
Alexandre Sbrissa Mateazzo

Resumo:
Este projeto objetiva seu foco essencialmente na automação residencial, que visa justamente que a segurança e o conforto sejam igualmente alcançados de forma prática e simples, apenas com o comando de um celular ou computador.
_______________________________________________________________________________________________________________________________

UE 06 EE Vitório Togni Capitão


Título: Ameaça sonora entre nós”
Modalidade: Banner, PPT auto explicativo e vídeo.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Guilherme Ferraz de Freitas Ferreira - 9º Ano D
Matheus Alipio Pinto - 9º Ano D

Professor orientador:
Poliane Silva Amorim

Resumo:
O presente projeto procura informar o perigo que a exposição aos ruídos diários podem causar em nossa audição. Essa demonstração será feita através de situações do dia-a-dia, como o barulho da sala de aula e o uso de equipamentos de som.
___________________________________________________________________

Título: Perigos da radiação no dia-a-dia”

 Modalidade: Banner e PPT auto explicativo.
Apresentação: oral e  visual
.
Alunos:
Alberto Fernando Candido Gutzlaff- 9º ano D
Kaylanne da Silva Andrade- 9º Ano D  

Professor orientador:
Poliane Silva Amorim

Resumo:
A radiação é o processo de conversão de energia interna da matéria em radiação eletromagnética ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. É formada por energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. Ela esta presente no nosso cotidiano, mas nem sempre trás benefícios, e ao longo do trabalho vamos apresentar esses males à saúde do ser humano. Com a investigação desses tais perigos, temos como objetivo alertar, informar, e desenvolver soluções.

____________________________________________________________________


Título: A incubação para uma nova renda”

 Modalidade:  PPT auto explicativo e vídeo.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Bruna Caroline Cordeiro 3ª série - EM

Professor orientador:
Selma Cristina Costa

Resumo:
O agronegócio gera um a cada três empregos no Brasil, ou seja, 30% da população economicamente ativa (Sampaio Filho, 2005). Cerca de um terço do PIB brasileiro vem da agricultura familiar, este seguimento da agropecuária brasileira e as cadeias produtivas a ele interligado responderam em 2003, por 10,1% do PIB do país (Guilhoto et al. 2006). Junto com o contexto de globalização a demanda por produtos de qualidade com baixo custo teve um acréscimo positivo e para famílias de baixa renda, utilizar-se disto como forma de subsistência seria uma maneira prática de gerar capital , usando uma incubadora caseira para maior produção.
____________________________________________________

Título: Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química”

 Modalidade:  PPT.
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Caroline Silva
Vitor Hugo

Professor orientador:
Maria Eunice Bonardi

Resumo:
Previsão das quantidades de reagentes e de produtos nas transformações químicas.
_____________________________________________________________

Título: Biodiesel”

 Modalidade:  PPT.
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Aline Sanavio
João O. Gonçalves

Professor orientador:
Marcio Pereira Rodrigues

Resumo:
O aquecimento global, provocado pelo efeito estufa, vem causando graves alterações em nosso ecossistema. O dióxido de carbono, principal causador, é liberado na atmosfera com a combustão do óleo diesel.
O biodiesel, um biocombustível renovável, apresenta-se como uma possível solução para os atuais malefícios provocados pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos gases causadores do aquecimento global

_______________________________________________________________________________________________________________________

EU 08 - EE Cesário Motta Dr

Título: Residencial Sustentável

                                                                                                  Modalidade:vídeo.
                                                                                                  Apresentação: vídeo.

Alunos:
Yara Mello 3ª série B - EM
Andressa Francisconi 3 série A - EM

Professor orientador:
Douglas Fabrício dos Santos

Resumo:
O Residencial Sustentável busca ajudar a solucionar diversos problemas enfrentados atualmente na região e no mundo, como energia, descarte de lixo, poluição atmosférica, falta de água, alimentação e conscientização.
Deste modo, ele apresenta diversas estruturas para o combate das dificuldades acima mencionadas, contando com capitação de energia fotovoltaica para utilização nas áreas comuns, compostagem visando uma melhora no descarte de resíduos orgânicos e reciclagem para os demais, capitação de água da chuva através de cisternas, horta comunitária buscando incentivar uma alimentação saudável, telhado verde que reduz o uso de ar-condicionado e ventiladores, arborização e ainda um curso que trabalha com a conscientização das pessoas que habitam no residencial.
 ____________________________________________________________________________________________________________________________

UE 09 - EE Benê Teixeira F. A. G. Prof.ª

Título: Higienização escolar com sabonete liquído”


Modalidade: experimento.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Samuel Da Costa Caminha
Lucas Daniel Monteiro Da Silva Correia

Professor orientador:
Professor Junior

Resumo:
Os alunos do sétimo ano estão estudando sobre higiene pessoal, o que nos fez ver a importância e falta de informação dos alunos. O sabonete bastão foi comprado, picado em fatias, jogado na água fervente e diluído com produto glicerina. Esse projeto cria certa consciência nos alunos além de mostrar que o produto pode ser feito em casa de forma barata e simples, mas com certas precauções. Vem a ser econômico para a escola
____________________________________________________________

Título: Cartilha: Gravidez na Adolescência”



Modalidade: Cartilha.
Apresentação: Cartilha: Gravidez Na Adolescência.

Alunos:
Bárbara Cristine Santana Da Silveira
Gabriela Fernandes De Paiva

Professor orientador:
Professor: Junior

Resumo:
Na fase da adolescência os meninos e as meninas vêm ampliando seus conhecimentos e descobertas, inclusive em um namoro, sobre sexo, um ato que acaba sendo feito de forma irresponsável. No Brasil, dados estatísticos relatam que 30% das adolescentes grávidas Fo ipor alguma irresponsabilidade, 40% achavam que não fosse acontecer com elas, 10% não planejavam a relação sexual, 7% querem segurar o namoro, 3% querem ter filhos, outros não tinham acesso a anticoncepcionais, dados disponíveis no site:http://filosofiaj23.blogspot.com.br/2012/12/uma-reflexao-sobre-gravidez-na.html acesso em 21 de setembro de 2016. Alguns profissionais destacam a falta de informação, outros baseiam seus fundamentos na busca por identidade do próprio adolescente, o amadurecimento sexual acontece de uma forma rápida, simultaneamente ao amadurecimento emocional, ocorre uma desestruturação da personalidade, levando alguns adolescentes a buscarem uma base emocional em atitudes contraditórias. A gravidez da maioria das adolescentes, não é planejada, outras veem isso como um escape para uma crise no relacionamento. É preciso que os adolescentes parem e pense, eu tenho condições de criar uma criança?

_______________________________________________

Título: Legalize-me”
                                                                          Modalidade: ppt auto explicativo.
                                                                                     Apresentação: oral e visual.

Alunos: 
Juliana Pereira de Carvalho
Julia Rafaela O. Campos

Professor orientador:
Professor Junior

Resumo:
A discussão de gênero trata assuntos como; LGBTfobia, machismo, femismo, feminismo, misoginia, misandria, entre outros assuntos relacionados a gênero ou a sexualidade. Grande parte dos assuntos irão gerar polêmica, o que será um obstáculo. Esse projeto não é feito apenas para nós ou para a escola mas sim para toda a sociedade, procuramos ajudar a todos, não apenas mulheres e LGBT’s,a discussão de gênero trata de direitos humanos, buscando igualdade e respeito apesar da orientação sexual ou gênero dela.
________________________________________________

Título: Produção de Energia Eólica”


                                                                                           Modalidade: banner e maquete.
                                                                                           Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Luana Camilli Figueiredo de Oliveira
Luis Felipe Correa Figueredo

Professor orientador:
Professor Junior

Resumo:
Nos últimos 80 anos com o esvaziamento dos reservatórios e as previsões pessimistas de falta de chuva o estado de São Paulo se afogou na maior crise hídrica. No ano de 2014 esta crise afetou minha cidade me trazendo grande preocupação neste assunto, e me fez pensar nos próximos anos como o planeta estará em relação a água? Se a energia elétrica é produzida através da água quando ela acabar como será produzida a energia?
Citei a energia a partir de hidrelétrica, porque ela é a principal fonte de energia no Brasil, quase 95% da energia consumida no país e gerada por esse tipo de usina, mas a outras formas de se produzir energia elétrica uma delas e a produção de energia através do vento esse tipo de energia e conhecido como Energia Eólica.
A energia eólica é produzida a partir de turbinas que são movidas através da força do vento ela é uma energia abundante, renovável e pura.


____________________________________________________

UE 10 EE João Antônio Motta Navarro Prof.


Título: Disco de Newton”

                                                                          Modalidade: Banner projetado e experimento.
                                                                          Apresentação: oral e  visual.

Alunos:
Pedro Henrique Ferreira dos Santos

Professor orientador:
Ana Carolina Nicésio

Resumo:
A relação cor e luz sempre foi de grande interesse da sociedade. Havia muitos questionamento do porque a luz do sol era branca? Isaac Newton explicou que a luz branca era composta de várias cores e para comprovar ele realizou um experimento relativamente simples, mas que não deixavam dúvidas.
__________________________________________________________________
Título: Energia Solar”

                                                                       Modalidade: Banner projetado e experimento.
                                                                       Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Pedro Henrique Ferreira dos Santos
Márcio Ricci Júnior

Professor orientador:
João Eduardo Sitta

Resumo:
Com a crise do Petróleo e a poluição gerada por combustíveis fósseis, a busca por energias renováveis e limpa é cada vez maior. Olhando por essa perspectiva, a energia solar é uma energia viável que poderá um dia substituir as energias não renováveis e poluentes.
 _______________________________________________________________________________________________________________________________

UE 11 EE Pery Guarany Blackman Prof.


Título: Parque Ecológico Sustentável”

Modalidade: Banner e Maquete.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Bruna Sacagni Domingues – 1º série EM
Pedro Pavani Dellevedave 1º série EM  

Professor orientador:
Aline Maria Belasco de Almeida

Resumo:
A realidade que vivemos atualmente nos mostra cidades industrializadas e pavimentadas, que tentam passar a imagem de que ao se instalar naquele local, você estará realmente em um contato maior com a natureza, pena que esta é uma realidade ilusória, dessa forma, pensou-se em desenvolver um parque ecológico sustentável. Para exemplificar a ideia do parque, foi realizado um protótipo, no qual houve a reprodução da ideia do parque através de materiais plásticos. A base foi feita de madeirite e todo seu perímetro  coberto com palitos de dente representando as grades; as árvores foram feitas de espumas de colchão inutilizáveis tingidas de tinta verde e os espaços cobertos foram feitos de papelão. Houve a tentativa de utilizar materiais que seriam jogados fora para a construção da maquete. Espera-se com este projeto que as pessoas se recordem da importância que a natureza tem nas nossas vidas, que este parque seja um refúgio e um local para toda a família se divertir e ao mesmo tempo fazer reciclagem, se conscientizar sobre a sustentabilidade e fugir de todo o mundo moderno. O objetivo é que ao mesmo tempo em que se divirtam contribuam para a reciclagem e sustentabilidade da nossa cidade, trazendo de volta a natureza, nosso maior bem.
__________________ _________________________________________________________________________________________________________

UE 12 EE Regente Feijó


Título: Papel – Reciclagem: Uma questão de conscientização”


Modalidade: Banner.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Adrielle Miranda
Emanoele Cruz

Professor orientador:
Amanda Prandini

Resumo:
Para a produção do papel e necessário que ocorra o corte e a queima de áreas florestais, pois ele é feito a partir da celulose presente na madeira. Porém isso prejudica o meio ambiente causando a perdas de recursos naturais e a degradação do meio ambiente, ocorrendo assim modificações no solo, mudanças climáticas e outros diversos problemas. O papel é um material muito utilizado no cotidiano do ser humano, à partir do momento em que escrevemos ou usamos de outra forma, ele passa a ser não mais reutilizável, porém muitos esquecem ou até mesmo não conhecem a reciclagem do papel, pois poucas são as pessoas que o reciclam, mas sim, o papel que usamos para fazer diversas tarefas, dá sim e pode ser reciclado, e virar um novo papel, prontinho para novo uso.
_____________________________________________________________
Título: A Garrafa PET e suas funcionalidades”

                                                                                              Modalidade: Banner e maquete.
                                                                                              Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Jéssica Paiva
Luiz Felipe Ferreira

Professor orientador:
Amanda Prandini

Resumo:
A utilização de materiais feito de PET se tornou uma alternativa muito explorada pelo ramo da indústria. Apenas no Brasil, são produzidas cerca de nove bilhões de garrafas PET anualmente, sendo que somente 53% destas são reaproveitadas. Sendo assim, aumentou-se ainda mais a quantidade de lixo descartado pela sociedade., o qual muitas vezes é realizado de forma inadequada, degradando o meio ambiente.
O PET é um tipo de plástico utilizado na fabricação de garrafas, sendo um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens deste material é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. 
Conhecer um pouco sobre o histórico da garrafa Pet, analisar a quantidade produzida e reciclada no Brasil e reduzir os resíduos sólidos no meio ambiente são algumas das ações necessárias para se conscientizar a sociedade da importância de se preservar os recursos do meio ambiente.

___________________________________________________________________
Título: Estudo da flora do município de Itu através da exsicata”

Modalidade: Banner e maquete.
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Giulia de Toledo Fontes
Kélen da Silva Hartt  

Professor orientador:
Amanda Prandini

Resumo:
Uma exsicata é a amostra da planta prensada e desidratada, é muito usada para identi cação de espécies vegetais. Essa amostra é acompanhada de um rótulo com informações como local de coleta e espécie da planta, tudo isso para ns de estudo botânico. Essa simples amostra da planta seca e prensada é muito importante para registrar a identi cação da espécie e facilitar o estudo desta espécie e da biodiversidade.
___________________________________________________________________
Título: Projeto Parede Verde”

Modalidade: Banner. 
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Paula Caroline Bittencourt Damasceno
Otávio Marques

Professor orientador:
Amanda Prandini



Resumo:
O ecossistema é instável, a impermeabilização do solo, o calor intenso, a poluição, o trafego pesado de veículos, a baixa biodiversidade compromete a qualidade de vida das pessoas que habitam em cidades urbanizadas, a maior preocupação esta na implantação do conceito de “Cidades Sustentáveis”. Entre as opções para melhorar a qualidade de vida dos centros urbanos, está o uso de “Paredes Verdes” chamadas também de “Jardins Suspensos” em casas, edifícios ou até mesmo em escolas. A parede verde é nada mais que a aplicação e uso de vegetação sobre as paredes dos locais em questão, com a impermeabilização e a drenagem adequada, proporcionando um maior conforto em termos de acústica e paisagismo do local, reduzindo a poluição do local tão comum nos centros urbanos.
Por sua vez, a parede verde é um diferencial estético, pois ela dá vida á um espaço antes inutilizado, além de proporcionar a nós reações psicológicas positivas através de espaços naturais verdes. Os jardins suspensos também garantem o poder de isolação térmica e resfriamento do local através da evapotranspiração das plantas, assim diminuindo gastos com energia pra resfriamento e aquecimento dos ambientes, isolamento acústico, retém água da chuva em seu substrato o qual possui ação  filtrante de impurezas, tanto da chuva quanto do ar urbano, se aplicada em grande escala poderá reduzir o calor urbano gerado pelo re exo dos raios infravermelhos comuns em áreas concretadas e asfaltadas. Portanto, podemos considerar a parede verde como uma medida sustentável que seria de suma importância sua instalação principalmente em cidades urbanas.
__________________________________________________________________
Título: Projeto Sabão”

 Modalidade: Banner e experimento. 
 Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Kaique da Silva
Maria Vitória Terassan

Professor orientador:
Silneia Maria Tomazela Barizon

Resumo:
A água é um recurso renovável indispensável à vida e ao meio ambiente. Sua preservação é responsabilidade de todos. Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10.000 litros de água, podendo chegar até um milhão de litros. No solo o óleo in ltra-se podendo chegar aos lençóis freáticos contaminandos.

__________________________________________________________________

UE 13 EE Rogério L. Toccheton Prof.

Título: Captação e reaproveitamento da água da chuva para uso escolar”

 Modalidade: Banner.
 Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Mariana Nunes Drolhe, 9 ANO
Thiago Gonçalves Santos, 9 ANO

Professor orientador:
Kelsen Ferreira Freitas

Resumo:
A falta d’água é um problema atual decorrente de vários fatores, como, má gestão pública, consumo não sustentável, falta de consciência da população e mudanças climáticas provocadas pelo homem. A irregularidade das chuvas compromete os mananciais de muitas cidades, e consequentemente, o custo da conta de água é repassado a população (Hadas; Gal, 2014; Hejazi et al.2014).
_______________________________________________________________

Título: Jardim Sensorial em Meio Urbano”

       Modalidade: Banner.
       Apresentação: oral e visual.

Alunos:
João Vinicius Zacaria
Luis Gustavo de Arruda

Professor orientador:
Kelsen Ferreira Freitas

Resumo:
Os espaços verdes, em especial as praças e jardins trazem beleza, lazer, contemplação e se integram as áreas urbanas. Diferente dos jardins convencionais em um jardim sensorial é possível experimentar sensações através de todos os órgãos do sentido e entrar em contato com a natureza em sua maior expressão (Matos et al, 2013).

________________________________________________________________

UE 14 EE Maria Ap. F. Leite Prof.ª

Título: Gerador de Energia Eólica com Dínamo”

                                                                                           Modalidade: Banner e experimento.
                                                                                           Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Marcelo Pauleto 1ºB 
Fernando Carlini 1ºB 

Professor orientador:
Fernando Jorge Pereira  

Resumo:
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos, as hélices conectadas com aero geradores e a força do vento, aciona um gerador elétrico. Uma questão importante, quando pensamos em energia, sabendo que o reaproveitamento destas é insatisfatório no mundo atual, de qualquer forte, da hídrica até a atômica. Pensar em energia limpa e sustentabilidade é a meta para o futuro, apoiar e entender a importância da energia eólica é fundamental quando pensamos em energia limpa, já que não é necessário explorar, extrair qualquer ecossistema/matéria prima, mas, aproveitar a força dos ventos. 

 _______________________________________________________________________________________________________________________________

UE 15 EE Seckler Monsenhor

Título: Projeto" Renova Óleo”

                                                                                               Modalidade: Banner e maquete.
                                                                                               Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Gabriely Almeida Cazelato
Bruno Zardetto Bello

Professor orientador:
Lícia Maria Dumont

Resumo:
Reutilização de óleo vegetal na produção de sabão em barras.

_____________________________________________________________________________________________________________________

UE 16 EE Joseano Costa Pinto Prof. 


Título: Carga Poluidora e Depuração do Ribeirão Piraí


                                                                           Modalidade: Banner e PPT auto explicativo.
                                                                           Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Daniel Lorenço 3ª série - Ensino Médio  

Professor orientador:
Vera Lúcia Barboza

Resumo:
O Ribeirão Piraí que nasce em Cabreúva e passa também por Salto, Itu e Indaiatuba, se tornou fonte de abastecimento público devido aos aumentos populacionais. Salto o adotou como principal fonte de água para a cidade. A maior ocupação urbana existente na bacia é o Distrito do Jacaré. O perfil sanitário fornecido pela CETESB, alega que o Piraí, classe 2 (Decreto SP 10.755/77), está desenquadrado em aspectos em alguns aspectos, mostrando que o lançamento de esgotos sanitários, ainda é o principal problema das águas do Ribeirão.

__________________________________________________________

UE 17 EE Leonor F. da Silva Prof.ª


Título: “Paisagismo com materiais recicláveis”

                                                                                               Modalidade: Banner.
                                                                                               Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Natan Garcia
Nathália Groff

Professor orientador:
Michelli Quirino

Resumo:
Diante da tendência atual, a questão ambiental é trabalhada envolvendo alunos, professores e comunidade na construção de um jardim sensibilizando a consciência e a importância da qualidade de vida, da reutilização de materiais(pneus) e embelezamento do ambiente escolar.

______________________________________________________________

UE 18 EE Maria de L. M. Costela Prof.ª

Título: Desperdício de Papel”

 Modalidade: Banner e Banner projetado.
Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Kathlyn Monique Vieira
Natalia de Almeida Maciel

Professor orientador:
Antonio Carlos de Souza

Resumo:
Desperdício de papel: A quantidade de papel produzido e desperdiçado nas aulas, pelos alunos dos turnos da manhã, tarde e noite da Escola Estadual Maria de Lourdes Costela na cidade de Salto, seu impacto ambiental e social.


_________________________________________________________________

UE 19 EE Maria Nazarena Correa Irmã

Título: Ervas medicinais: Senso comum e conhecimento científico”

                                                                                                 Modalidade: Banner.
                                                                                                 Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Paloma Feitosa
Luana Baptistela

Professor orientador:
Fabiana B. Cabral

Resumo:
O uso das plantas como alternativa tanto para a alimentação como para medicamentos data da antiguidade.
Na perspectiva de que a sustentabilidade é muito abrangente, pode-se enquadrar dessa forma a saúde como uma questão ambiental que merece refIexão e crítica.
______________________________________________________________
Título: A versatilidade do bicarbonato de sódio”


                                                                                                 Modalidade: Banner. 
                                                                                                Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Aline Fernanda
Douglas Marfil

Professor orientador:
Fabiana B. Cabral

Resumo:
Atualmente opções ecológicas e economicamente viáveis para resolução de problemas cotidianos tem ganhado destaque em nossa sociedade.
Uma dessas opções é o uso do bicarbonato de sódio


_________________________________________________________

UE 20 EE Mirinha Tonello

Título: Desinfecção da água por lâmpada UVC: Uma Alternativa para a falta de água”

             Modalidade: Banner e experimento.
             Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Débora Chiqueleiro 1série
Camila Tiburtino 1série

Professor orientador:
Lilian Jabur

Resumo:
A água é um recurso escasso em relação a sua utilização nas diversas atividades humanas, ao contrário do que se pode imaginar.
O aproveitamento da água da chuva é um método alternativo para a falta de água.
A desinfecção tornou-se indispensável no tratamento de água. A radiação ultravioleta, como desinfetante alternativo, é conhecida desde o início deste século. Ela tem alto grau de inativação de microrganismos patogênicos em curto tempo de contato, e não produz resíduos tóxicos que afetam o meio aquático. Baseia-se em alterações por fotólise do material genético dos organismos presentes na água. O grau de inativação obtido pela radiação é diretamente proporcional a dose aplicada na água.
Um fator importante para a utilização dos sistemas de radiação ultravioleta é o baixo custo.
O objetivo deste projeto é verificar se a desinfecção da água da chuva por lâmpada UV-C é eficiente e viável economicamente.
Nossa expectativa é que a água tratada se mostre própria para consumo humano e que o reator seja de fácil construção e baixo custo.
O presente projeto também pretende realizar o envolvimento da comunidade com a divulgação científica do tratamento da água da chuva por radiação UV, utilizando um método simples e eficaz, ajudando assim nos períodos de escassez de água.


________________________________________________________

UE 21 EE Otília de Paula Leite Prof.ª


Título: Confecção de papel reciclado na escola”

                             Modalidade: Banner.
                             Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Andressa Cabral Melquiades 9º ano  A
Rebeca Gilo dos Santos 9º ano B

Professor orientador:
Fátima Alves Silva

Resumo:
A partir do Projeto Sustentabilidade/Programa Nascentes - Uso e Descarte Consciente, desenvolvido na escola no ano passado (2015), pela professora de geografia e demais professores, foi despertado em nós alunos, a consciência de que o mundo mudou. O papel é um dos produtos mais utilizados nas escolas. A maior parte do lixo escolar é constituído dele. A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o papel estamos contribuindo com o meio ambiente, economiza-se água e energia elétrica e dispensa processos químicos, o que evita a poluição ambiental. Essa também é uma das formas de desenvolver a consciência contra o desperdício. Além da economia gerada por podermos utilizar esse papel na confecção dos trabalhos escolares.
______________________________________________________
Título: Jogos para deficientes visuais (UNO e Jogo da Velha)”

                        Modalidade: Banner.
                        Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Isadora Mello Poletini
Jaqueline Souza Felix

Professor orientador:
Noeli Ferreira Rodrigues

Resumo:
Temos na nossa escola uma aluna, deficiente visual, que realiza diversas atividades, como tocar violão, lutar judô, mas que a mesma durante atividades simples dentro da nossa própria escola, como estudar e brincar fica muitas vezes excluída. Uma das atividades de diversão na escola são os jogos, I FeCEE-DER-ITU – 2016 portanto não há jogos voltados para deficientes visuais, como o UNO, por exemplo, mesmo já existindo em braile, o preço é alto sendo inviável tê-los na escola, nem mesmo a aluna os possui. Portanto, como uma forma de contribuir para a acessibilidade e inclusão da aluna e de demais alunos que a escola receber, com deficiência visual, surgiu a ideia de adequar os jogos de forma simples e ainda utilizando materiais reciclados, no caso o papel reciclado que é confeccionado na própria escola.
________________________________________________________

Título: LENETIVO, substância aromática natural para controle da hipertensão arterial.”

                               Modalidade: Banner.
                              Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Nayara Vitória da Silva Santos 9º ano A
Raine de Cássia Oliveira 9ºano A

Professor orientador:
Noeli Ferreira Rodrigues

Resumo:
Geralmente toda família tem um hipertenso, no caso, nosso estudo surgiu devido a mãe da aluna Nayara, que é hipertensa e quando sua pressão sobe, tem a “mania” de cheirar álcool para que a mesma baixe. Juntando isso as aulas de ciências, sobre os efeitos e riscos do uso de drogas. Pode-se perceber que as drogas não são utilizadas apenas por motivos, de prazer e socialização, mas para, rituais e funções terapêuticas. O álcool sendo um exemplo de drogas depressoras, assim chamadas porque diminuem ou deprimem a atividade geral do cérebro. Atuam nas sinapses, reduzindo a atividade do sistema nervoso central. O uso de tais substâncias deixa a pessoa sedada, relaxada, calma. Aliando esse conhecimento a sabedoria popular, a qual nos diz há muito tempo que o maracujá e a camomila possuem efeitos calmantes, o maracujá por contém substâncias que acalmam. Surgiu então o desejo de se tratar o problema de hipertensão, com um produto natural, obtida da mistura desses compostos calmantes, uma substância aromática para o controle da pressão arterial.
______________________________________________________
Título: Objetos de praticar exercícios em casa, feitos com materiais reciclados.”

                           Modalidade: Banner e vídeo.
                           Apresentação: oral e visual.

Alunos:
Milene Terich
Bianca de Santana

Professor orientador:
Valmir Rogério Halter

Resumo:
A obesidade não é só um problema estético, pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade. Por esse motivo que a prática de atividade física na adolescência é muito importante. Durante as aulas de ciências e educação física, percebemos que não existe nenhum problema em um adolescente seguir um programa de atividades físicas, desde que de forma leve, e sob orientação de um professor responsável. A maioria dos adolescentes não tem condições financeiras de frequentar academias, então surgiu a ideia de confeccionar aparelhos simples de academia, como pesos e alteres com produtos reciclados, que ainda ajuda a diminuir o impacto ambiental no planeta. E ainda gravar um vídeo com alguns exercícios para auxiliar os adolescentes a se exercitarem de forma correta.

______________________________________________________


UE 22 - EE Tancredo do Amaral


Título: Experimento – Sabão Líquido Ecológico”

                     Modalidade: Banner e maquete.
                     Apresentação: oral, visual.

Alunos:
Raíres
Maria Luisa

Professor orientador:
Daniele Aparecida Tonon

Resumo:
Você sabia que, com óleo de cozinha usado, é possível fabricar sabão liquido? Essa é uma alternativa muito boa ao invés do descarte inapropriado na pia da cozinha. Você estará sendo mais sustentável e, além disso, pode economizar ao não ter que comprar mais tanto sabão.
___________________________________________________________________

ISSN: 2594-7532.
        


Nenhum comentário: